Após deliberação assíncrona a comissão de avaliação das candidaturas ao PDSE 2024 chegou à seguinte ordem de classificação dos candidatos:
1 – Carlos Eduardo Barros Pinto; 2 – Julia Santos Rodrigues Dias; 3 – Juliana Campos de Aguiar Mattos Ribeiro; 4 – Isaias Emmanuel Nunes Braga; 5 – Tamiris da Silva Peniche Nunes.
Os candidatos devem preparar as documentações necessárias para a candidatura segundo o edital Capes. Na impossibilidade de um candidato poder cumprir com as exigências do edital, o próximo colocado será convocado.
Comissão PDSE
Resultado Preliminar da Avaliação do PDSE 2024
Após deliberação assíncrona a comissão de avaliação das candidaturas ao PDSE 2024 chegou à seguinte ordem de classificação dos candidatos:
1 – Carlos Eduardo Barros Pinto; 2 – Julia Santos Rodrigues Dias; 3 – Juliana Campos de Aguiar Mattos Ribeiro; 4 – Isaias Emmanuel Nunes Braga; 5 – Tamiris da Silva Peniche Nunes.
Os candidatos devem preparar as documentações necessárias para a candidatura segundo o edital Capes. Na impossibilidade de um candidato poder cumprir com as exigências do edital, o próximo colocado será convocado.
Julia Santos Rodrigues Dias (orientação: Liz-Rejane Issberner)
Juliana Campos de Aguiar Mattos Ribeiro (orientação: Marco Schneider)
Tamiris da Silva Peniche Nunes (Orientação: Luana Sales)
Comissão PDSE
Chamada PDSE – Capes
Convocamos os doutorandos de 2023.1 e 2024.1 para participação no edital PDSE Capes.
Informamos que a comissão para análise e indicação de candidatos à bolsa de doutorado sanduíche referente à chamada Capes – EDITAL Nº 26/2024 – PROGRAMA INSTITUCIONAL DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR (PDSE) será, composta pelos docentes, Fábio Castro Gouveia (coordenador do curso) ou seu substituto Paulo Cesar Castro (vice-coordenador), dois membros representante da comissão de bolsas ou CD (Jacqueline Leta, Gilda Olinto, Marco Schneider, Lillian Alvares, Luciane Beckman, Naira Silveira ou um docente indicado pela comissão em caso de impedimento), um membro externo indicado pela CD e um representante discente, preferencialmente o da comissão de bolsas devendo sempre ser um doutorando. <https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/bolsas/bolsas-e-auxilios-internacionais/encontre-aqui/paises/multinacional/programa-de-doutorado-sanduiche-no-exterior-pdse>
As propostas devem ser encaminhadas pelos discentes até às 12h00 de segunda-feira, dia 09/12/2024.
Os candidatos devem enviar para o e-mail <coordenacaoppgci@eco.ufrj.br>, com cópia para seu orientador, o histórico (que não pode ter pendências), uma versão em PDF do CV Lattes, e uma breve carta onde justifica o pedido com indicação do possível orientador estrangeiro, instituição e o país para onde pretende solicitar a bolsa. Deve constar da justificativa que o candidato verificou que pode cumprir as exigências do edital e que conta com a anuência de seu orientador e co-orientador (se houver). O orientador deve responder o email dando anuência da candidatura, ou ter assinado eletronicamente a carta justificativa. Tudo deve ocorrer até as 12h00 de segunda-feira, dia 09/12/2024.
Serão priorizados os candidatos com maior pontuação por publicações em periódicos pelo Qualis 2017-2020 e com peso atribuído baseado no processo de avaliação Capes para Pós-Graduação.
Havendo empate, o segundo critério será o de trabalhos completos no Enancib e ISKO, seguido pelos livros, capítulos de livros, eventos internacionais e depois os nacionais. Em seguida serão considerados os resumos expandidos na mesma sequência. Ainda persistindo o empate o critério será o de ações afirmativas (nos mesmos critérios utilizados na última seleção de doutorado de mestrado, sendo necessário indicar isto na carta de justificativa) seguido pela idade, sendo priorizado o aluno mais velho.
Não poderão compor a banca docentes ou discentes que estejam concorrendo a esta chamada.
O resultado será validado de forma assíncrona por e-mail pelos membros do colegiado.
O prazo final para definição no programa é 13/12/2024, por isso a urgência.
É importante salientar que o Edital exigirá os seguintes documentos listados abaixo que precisam estar prontos para encaminhamento assim que o resultado seja promulgado. Na eventualidade do discente aprovado não conseguir cumprir com estas demandas o discente classificado na posição seguinte será convocado.
“I – Plano de pesquisa a ser realizado no exterior, com indicação da existência de Edital 26/2024 (2472849) SEI 23038.003930/2024-79 / pg. 6 infraestrutura na instituição de destino que viabilize a execução do trabalho proposto e do cronograma das atividades, formalmente aprovados pelo orientador brasileiro e pelo coorientador no exterior; II – Currículo Lattes atualizado; III – Carta do orientador brasileiro, devidamente assinada e em papel timbrado da instituição de origem, justificando a necessidade do estágio e demonstrando interação técnico-científico com o coorientador no exterior para o desenvolvimento das atividades propostas. Deve informar o prazo regulamentar do aluno para defesa da tese e que os créditos já obtidos no doutorado são compatíveis com a perspectiva de conclusão em tempo hábil, após a realização do estágio no exterior; IV – Declaração do coorientador no exterior, devidamente assinada e em papel timbrado da instituição, informando o mês/ano de início e término do estágio no exterior, conforme modelo constante no Anexo V. V – Declaração de reconhecimento de fluência linguística assinada pelo coorientador no exterior conforme modelo disponível no Anexo II; VI – Declaração de reconhecimento de fluência linguística assinada pelo orientador no Brasil, conforme modelo disponível no Anexo III; VII – Currículo resumido do coorientador no exterior, o qual deve ter produção científica e/ou tecnológica compatível e ter no mínimo a titulação de doutor.”
Além disso é exigido do candidato:
“- Ser brasileiro nato ou naturalizado ou estrangeiro com autorização de residência no Brasil ou antigo visto permanente; – Não possuir título de doutor em qualquer área do conhecimento no momento da inscrição; – Estar regularmente matriculado em curso de doutorado da UFRJ, com nota igual ou superior a 04 (quatro) na última avaliação quadrienal da CAPES; – Não acumular a bolsa no exterior com outros benefícios financeiros para a mesma finalidade de órgãos ou entidades da administração pública federal, estadual ou municipal, de agência estrangeira, ou ainda salário no país de destino, devendo o candidato declarar a recepção de outras bolsas. Na ocasião de aprovação da bolsa, requerer a suspensão ou cancelamento do benefício preexistente, de modo que não haja acúmulo de benefícios durante o período de estudos no exterior; – Não ter sido contemplado com bolsa de Doutorado Sanduíche no Exterior neste ou em outro curso de doutorado realizado anteriormente; – Não ultrapassar o período total do doutorado, de acordo com o prazo regulamentar do curso para defesa da tese, devendo o tempo de permanência no exterior ser previsto de modo a restarem, no mínimo, 06 (seis) meses no Brasil para a integralização de créditos e a defesa da tese. Vale lembrar que, além disso, caso o candidato seja bolsista no Brasil, seu prazo de bolsa deverá ser compatível com o período total de 48 meses, considerando a bolsa de doutorado sanduíche no exterior; – Ter integralizado o número de créditos referentes ao programa de doutorado no Brasil que seja compatível com a perspectiva de conclusão do curso, em tempo hábil, após a realização das atividades no exterior; – Ter obtido aprovação no exame de qualificação ou ter cursado, pelo menos, o primeiro ano do doutorado, com comprovação no Histórico Escolar emitido pelo SIGA; – Possuir identificador ORCID (Open Researcher and Contributor ID) válido no ato da inscrição. O registro é gratuito e pode ser realizado no site https://orcid.org/; – O candidato deverá comprovar o nível de proficiência na língua estrangeira conforme previsto no Edital da chamada vigente.”
Alguns desses itens serão verificados por intermédio do histórico e do Lattes encaminhado, portanto recomendamos atenção para que ambos os documentos estejam atualizados.
Calendário:
Inscrições: Até as 12h00 do dia 09/12/2024 Homologação: Até as 18h00 do dia 09/12/2024 Recursos da Homologação: até as 18h00 do dia 10/12/2024 Resultado final da Homologação: até as 12h00 do dia 11/12/2024 Resultado Preliminar da Avaliação: até as 18h00 do dia 13/12/2024 Recursos ao Resultado Preliminar: até as 18h00 do dia 14/12/2024 Resultado Final: até as 12h00 do dia 16/12/2024
Seleção PIPD — CAPES 2024 – Resultado do Processo Seletivo (final)
1a Colocada
Márcia Feijão de Figueiredo Supervisor: Gustavo Saldanha Média 8,7
2a Colocada
Giulia Tucci Supervisor: Fábio Castro Gouveia Média 8,5
3a Colocada
Narjara Bárbara Xavier Silva Supervisora: Liz-Rejane Issberner Média 8,0
* – Após recurso indeferido de candidata eliminada na etapa anterior
Seleção PIPD — CAPES 2024 – Retificação do Calendário
Seleção para o Programa Institucional de Pós-Doutorado – PIPD — CAPES 2024 – retificado em 03/10/2023
O PPGCI Ibict/Eco-UFRJ torna público o edital do processo seletivo para o Programa Institucional de Pós-Doutorado – PIPD — CAPES – 2024. [Edital Nº 01, 02 de outubro de 2024]
Instruções para o preenchimento: – No campo “DRE (se discente) ou CPF” inserir o CPF – No campo “Vínculo” selecionar “Outro” – No campo “Descrição da Solicitação” inserir “PIPD”;
Anexar os seguintes documentos: – Projeto de Pesquisa (Documento Word, dentro dos limites estabelecidos no edital); – Carta de anuência de supervisor membro do PPGCI assinada (assinatura eletrônica gov.br); – Diploma de Doutorado ou equivalente no Exterior (no caso de diploma de doutorado expedido por instituição estrangeira, este deverá ter sido validado no Brasil), frente e verso, OU ata de defesa da tese de Doutorado, aprovada por banca examinadora; – Currículo Lattes atualizado (em PDF).
O candidato não deve receber, cumulativamente, mais de uma bolsa de pós-doutorado paga com recursos públicos federais. Também deve ser titular de conta corrente ativa individual e em domicílio bancário brasileiro, ser brasileiro e possuir título de doutor(a), expedido por instituição reconhecida, obtido há no máximo 7 (sete) anos contados da data de aprovação da defesa da tese, na data do cadastramento da bolsa no sistema de bolsas de estudo e auxílios escolares da CAPES e não ter vínculo empregatício com a instituição de ensino e de pesquisa promotora do programa de pós-graduação ao qual está vinculado.
A Escola de Inverno 2024 oferecerá, entre os dias 12 e 16 de agosto de 2024, dez cursos gratuitos nas modalidades online e presencial. Esta é uma iniciativa do projeto Escola Nacional de Informação (Enacin) da Coordenação de ensino e Pesquisa (COEPI-Ibict) e do PPGCI Ibict/Eco-UFRJ.
As Escolas de Estação são realizadas desde 2019 e atraem estudantes, pesquisadores e demais interessados nos cursos livres e gratuitos. As inscrições já estão abertas, através do link: https://odorico.ibict.br/modulo/inverno-2024?utm_source=IBICT. Segundo a coordenação dos cursos, haverá emissão de certificados para todos os participantes.
Os conteúdos abordados incluem temas discutidos atualmente na Ciência da Informação, como a desinformação, o uso das tecnologias digitais, a plataformização da vida, open intelligence e a visualização de dados e metodologias colaborativas.
As aulas serão ministradas por professores do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI-Ibict/UFRJ) de forma individual ou em parceria com colaboradores. Desta edição, participarão dois professores convidados de universidades de fora do país. O Prof. Dr. David Nemer, da Universidade da Virginia, nos Estados Unidos, que vem ao Brasil como pesquisador convidado do Ibict, oferecerá o curso “Uso das tecnologias digitais em pandemias, desastres ambientais e políticas de exceção”. Já o Dr. Allan Deneuville, da Universidade de Bordeaux-Montaigne, na França, dividirá com o Dr. Giuseppe Cocco o curso “Algorítmica e Open Intelligence“.
Segundo Ricardo Pimenta, o coordenador da COEPI/Ibict, “no escopo das iniciativas da Enacin, a Escola de Inverno, assim como sua edição anterior de verão, atua como uma “ponta de lança” para a extensão e para a formação de pesquisadores e estudantes, facilitando a atualização de debates, o conhecimento de pautas e o exercício do pensamento crítico sobre uma infoesfera mais e mais sofisticada que abarca todas facetas da nossa vida cotidiana”.
Na opinião de Fábio Gouveia, coordenador do PPGCI-Ibict/Eco-UFRJ, a Escola de Verão é também uma oportunidade de aproximação do Programa com a sociedade, por intermédio de seus professores credenciados, ampliando a visibilidade de suas especialidades para futuros interessados em participar dos processos seletivos, assim como para atualização dos participantes sobre temas correntes no campo da Ciência da Informação.
O pesquisador da COEPI/Ibict e coordenador do projeto das Escolas de Estação, Arthur Coelho Bezerra, diz ter grandes expectativas com a Escola de Inverno 2024. “A Escola de Verão que realizamos em março foi um sucesso, com cursos online com mais de mil visualizações e inscrições esgotadas em todos os cursos presenciais. Para a Escola de Inverno reservamos uma sala maior, e teremos a presença de professores convidados de fora do país, o que enriquece ainda mais as trocas acadêmicas”, afirma.
As matrículas já estão abertas e as aulas presenciais têm número de vagas limitadas, com cursos realizados no auditório do 6º andar do prédio do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas – CBPF (R. Dr. Xavier Sigaud, 150 – Urca).
Os cursos na modalidade online serão ministrados no canal PPGCI-Ibict/UFRJ, no YouTube. Não deixe de se inscrever no canal e ativar o sininho para receber notificações.
2 – Clique no curso de interesse, no ícone Saiba Mais. Você será direcionado à página do curso.
3 – Clique em Inscreva-se, preencha seu e-mail e responda como soube do curso.
4 – Vá até a caixa de seu e-mail (Não deixe de checar o Spam) e confirme a inscrição. Você será direcionado à página do cadastro no site.
5 – Complete seu cadastro. Ele é necessário para o recebimento do certificado. É rápido!
Atenção: o preenchimento do cadastro é necessário apenas para a inscrição do primeiro curso. Para os demais cursos, depois de confirmar a inscrição no link enviado por e-mail, basta clicar em finalizar a inscrição.
Nota de falecimento – Dra. Lena Vania Ribeiro Pinheiro
Com enorme tristeza, nós comunicamos o falecimento, no dia 07 de abril de 2024, de nossa doutora e professora Lena Vania Ribeiro Pinheiro.
O velório terá início às 12h, nesta segunda-feira (08/04/2024), na sala 6, Rua Real Grandeza, Cemitério São João Batista, em Botafogo, a partir das 12 horas. O sepultamento será às 15 horas no mesmo local.
O PPGCI IBICT UFRJ manifesta os sentimentos aos familiares e toda a comunidade de afeto tocada e transformada pela generosa e carinhosa trajetória da pesquisadora.
Lena Vania é uma das mais relevantes pesquisadoras da história da Ciência da Informação. Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1997, mestre em Ciência da Informação pela mesma universidade, através do acordo de cooperação com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), em 1982, especialista em Redes de Bibliotecas pela USP, convênio IDESP (1972) e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), 1966, a pesquisadora produziu centenas de obras entre artigos, livros, capítulos de livros e publicações em eventos científicos ao longo de cerca de cinco décadas.
Em sua carreira acadêmico-científica, Lena Vania orientou 84 dissertações de mestrado e 33 teses de doutorado. Bolsista de produtividade de pesquisa 1A do CNPq, Lena Vania ocupou cargos de enorme importância no campo informacional do país, como gestão do PPGCI IBICT UFRJ, Canal Ciência (Ibict) e Coordenação de Ensino e Pesquisa, Ciência e Tecnologia da Informação (Coepi Ibict).
Por cerca de 40 anos, atuou Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, sendo fundadora e líder dos Grupos de Pesquisa de Comunicação e Divulgação Científicas e Teoria, Epistemologia e Interdisciplinaridade da Ciência da Informação.
Registramos nossa imensa saudade e lembrança, nosso reconhecimento e agradecimento por tudo que Lena Vania realizou pelo Ibict, pelo PPGCI IBICT UFRJ e pela Ciência da Informação.
Escola de Verão 2024
O PPGCI/IBICT-UFRJ oferecerá 15 cursos livres e gratuitos de curta duração, nas modalidades presencial e online, na sua já tradicional Escola de Verão.
As aulas acontecerão logo após o carnaval, entre 19 de fevereiro e 1º de março, e irão abordar temas fundamentais da Ciência da Informação, como filosofia, mediação e regime de informação, o uso de ferramentas de pesquisa e metodologias colaborativas e também assuntos contemporâneos, como inteligência artificial, aceleração e desinformação.
A Escola de Verão 2024 é uma inciativa do projeto Escola Nacional de Informação (ENACin), coordenado pela Coepi-Ibict. Inscrições até 15 de fevereiro em https://forms.gle/4D7vxbSHGFqyghoM6
Edital de credenciamento de docentes 2022 – PPGCI IBCT UFRJ
Resultado final – Data: 21/03/2022
Em nome da Comissão do Edital 01/2022 de Credenciamento do PPGCI IBICT UFRJ, constituída pelo Coordenador do Programa, Dr. Gustavo Saldanha, a representante da Linha de Pesquisa 1, Dra. Luana Sales, a representante da linha de pesquisa 2, Dra. Regina Marteleto, e o consultor ad hoc externo, Dr. Fabrício Silveira (UFMG), apresentamos, após análise do Currículo Lattes, da Carta de intenção e do Projeto de pesquisa, o resultado final do pleito.
RESULTADO FINAL
Docentes aprovados para atuar como permanentes no PPGCI IBICT UFRJ
Dra. Lilian Alvares
Dra. Luciane Cavalcante
Dra. Naira Silveira
Dra. Vania Guedes
Docente aprovado para atuar como colaborador no PPGCI IBICT UFRJ
Dr. Tiago Braga
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Credenciamento de novos docentes no PPGCI/IBICT-UFRJ
O(a) Coordenador(a) do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do acordo de cooperação entre a Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), nos termos das Resoluções 01/2006 e 02/2006 do CEPG/ UFRJ e de acordo com o Regulamento do Programa, torna público que estarão abertas, de 07.02.2022 a 07.03.2022, as inscrições para o processo de seleção do Edital de Credenciamento 2022 do PPGCI IBICT UFRJ, que será conduzido pela Comissão de Seleção conforme as normas descritas neste edital.
Processo Seletivo 2021 para Mestrado e Doutorado no PPGCI
Já se encontram disponíveis os editais para o processo seletivo 2021 do Mestrado e Doutorado em Ciência da Informação convênio ECO-UFRJ e IBICT. Acesse aqui para o Mestrado e aqui para o Doutorado e fiquem por dentro de todo o processo seletivo. Acesso também pela nossa página na aba “Ingresso” > “Mestrado” ou “Ingresso” > “Doutorado”.
Edital 01/2021 – Cadastro de reserva
A DIRETORA DO INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA (Ibict), DO MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÕES (MCTI), nomeada pela Portaria/ Casa Civil/PR nº 845, publicada no Diário Oficial da União nº 217 de 07 de novembro de 2013, no uso da competência que lhe foi delegada pela Portaria MCT nº 407, de 29 de junho de 2006, publicada no DOU de 30 de junho de 2006, e tendo em vista a Portaria MCTIC n° 3.116, de 12 de junho de 2018, e MCTI nº 3.443, de 10 de setembro de 2020, publicadas no DOU de 14 de junho de 2018 e 11 de setembro de 2020, respectivamente, torna público o Edital 01/2021 de chamada contínua interna 2021 para Cadastro de Reserva de discentes para participação em projetos de pesquisa e desenvolvimento do IBICT.
Do objetivo: Selecionar mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos regularmente matriculados no PPGCI IBICT UFRJ para realização de atividades científicas de fluxo contínuo em projetos de pesquisa e de desenvolvimento do IBICT sob financiamento de bolsa de pesquisa
Dos valores:
a) Bolsa de mestrado – Valor mínimo R$ 1.500,00 – Valor máximo R$ 3.000,00
b) Bolsa de doutorado – Valor mínimo R$ 2.200,00 – Valor máximo R$ 4.000,00
c) Bolsa de pós-doutorado – Valor mínimo R$ 4.100,00 – Valor máximo R$ 5.000,00
Do cronograma de seleção 09abr2021 – Início do processo de submissão dos documentos das candidaturas (fluxo contínuo até 09dez2021) 16abr2021 – Início do processo de análise dos documentos submetidos pelas candidaturas (fluxo contínuo até 16dez2021) 23abr2021 – Início de divulgação das candidaturas aptas para integrar o cadastro de reserva.
Da duração: período de duração dos projetos institucionais do IBICT MCTI
Da previsão de implementação: As bolsas têm previsão de implementação via fluxo contínuo no período de 03 maio de 2021 até 19 de dezembro de 2021.
Acesso ao edital: portais do PPGCI IBICT UFRJ e do IBICT MCTI.
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Convocação – Diálogo com ingressantes 2021
Em nome da comunidade do PPGCI IBICT UFRJ damos boas-vindas axs discentes ingressantes 2021! A coordenação do Programa convoca todxs para uma reunião preliminar para o dia 05 de abril, às 18h, com a pauta: informações gerais sobre o ingresso no contexto emergencial da pandemia. A reunião será pela plataforma googlemeet. O endereço será disponibilizado por email. Maiores informações, entrar em contato com a coordenação – coordenacaoppgci@eco.ufrj.br.
Está no ar o site do XXI Enancib 2021 – PPGCI IBICT UFRJ! O evento, sob o tema “50 anos de Ciência da Informação no Brasil: diversidade, saberes e transformação social“, será realizado em formato remoto entre 25 e 29 de outubro dest ano!!!
Em breve ANCIB, Fórum de Coordenadores de Grupos de Trabalho do Enancib, Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação e Comissão Organizadora do Enancib XXI publicarão as informações sobre o Ciclo de Submissões e as Modalidades de Inscrição.
FINANCIAMENTO: CNPq – FAPERJ – Capes
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Simpósio internacional de filosofia e história da Ciência da Informação
SIMPÓSIO INTERNACIONAL FILOSOFIA E HISTÓRIA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
PPGCI IBICT UFRJ – 50 anos de pesquisa, de pós-graduação e de inovação em Ciência da Informação
17 e 18 de novembro de 2020 –
Evento gratuito – Canal de transmissão: YoutubePPGCI
Informações gerais no Portal do PPGCI IBICT UFRJ em http://www.ppgci.ufrj.br/pt/
17.11.2020 – Terça-feira
10h MESA DE ABERTURA Maria Nélida González de Gómez (IBICT) Lena Vania Ribeiro Pinheiro (IBICT) Gustavo Silva Saldanha (IBICT – UNIRIO)
11h CONFERÊNCIA
Filosofar sobre la Ciencia de la Información. Retos, oportunidades, resultados y prospectiva Miguel Ángel Rendón Rojas (IIBI UNAM)
14h MESA-REDONDA 1 – Dimensões epistemológicas
Paisagens filosóficas na História da Ciência da Informação Lena Vania Ribeiro Pinheiro (IBICT)
A filosofia e seus contextos: Ontologia, epistemologia e ética da informação Maria Nélida González de Gómez (IBICT)
Da epistemologia à criação de conceitos na Ciência da Informação Solange Puntel Mostafa (USP)
Epistemologia histórica da Ciência da Informação e organização do conhecimento Gustavo Saldanha (IBICT – UNIRIO)
16h00 MESA-REDONDA 2 – Dimensões históricas
A Documentação e sua história no Brasil: 1895-1930, o pioneirismo de Peregrino da Silva Carlos Henrique Juvêncio (UFF)
Uma estória menor do conceito de informação: sonhos ameríndios Vinícios Souza de Menezes (UFS)
Por uma história da Ciência da Informação Edivanio Duarte de Souza (UFAL)
Ciência da Informação: história, temáticas e perspectivas Gustavo Freire (UFRJ)
18.11.2020 – Quarta-feira
10h CONFERÊNCIA Hacia la deconstrucción epistemológica de las Ciencias de la Información Rosa SAN SEGUNDO Instituto Universitario de Estudios de Género Universidad Carlos III de Madrid
11h MESA-REDONDA 3 – Dimensões críticas
Epistemologia emancipatória e Ciência da informação nativa Luciana Gracioso (UFSCAR)
Ética, Liberdade e Razão: contribuições de Hegel no combate à desinformação Marco Schneider (IBICT – UFF)
A estética e o desafio do “tornar visível” a informação: perspectivas históricas do analógico ao digital. Ricardo Medeiros Pimenta (IBICT)
Da competência à consciência crítica em informação: uma trajetória histórico-epistemológica Arthur Coelho Bezerra (IBICT)
14h MESA-REDONDA 4 – Dimensões sociais e conceituais
Dimensões material e institucional da informação: caminhos e perspectivas Rodrigo Rabello (UNB)
Reflexões sobre o conceito de informatividade nas práticas curatoriais em museus Sabrina Damasceno (UFRB)
Informação, Memória, Instituição: a construção conceitual e os diálogos entre teoria e campo empírico nos estudos históricos Icleia Thiesen (UNIRIO)
Responsabilidade social na Ciência da Informação: perspectiva histórica e epistemológica Isa Freire (UFPB)
Um caminho de questões nos estudos informacionais Lídia Freitas (UFF)
O campo da informação no Brasil Angelica Marques (UNB)
REALIZAÇÃO
PPGCI IBICT UFRJ COEPE CENANCIN IBICT – ECO UFRJ
ORGANIZAÇÃO
Gustavo Silva Saldanha (IBICT – UNIRIO) Maria Nélida González de Gómez (IBICT) Lena Vania Ribeiro Pinheiro (IBICT)
GRUPOS DE PESQUISA
Teoria, Epistemologia e Interdisciplinaridade na Ciência da Informação Comunicação e Divulgação científica INFOÉTICA – Estudos em Epistemologia, Ética e Política de Informação Ecce Liber: filosofia, linguagem e organização dos saberes
Escola de Verão 2020
Matrículas abertas para a Escola de Verão 2020!
Inscrições Gratuitas – Vagas Limitadas – Período de Inscrição de 10/02 até 17/02