Rose Marie Santini
Usos sociais das TICs, sociologia da cultura, sistemas de classificação e recomendação de bens simbólicos, análise de redes sociais e produção colaborativa

Áreas de Interesse
Professor Adjunto da Escola de Comunicação da UFRJ. Graduação em Comunicação Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). MBA em Marketing na Fundação Getúlio Vargas - RJ (2003). Mestrado em Comunicação Social na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004). Doutorado em Ciência da Informação no Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT) em convênio com a Universidade Federal Fluminense (2010) com estágio de pesquisa [doutorado sanduíche] na Universidad Rey Juan Carlos de Madrid (2007-2009).
Pós-doutorado no Centre d'Estudis i de Recerca d'Humanitats no Departamento de Economia da Universitat Autònoma de Barcelona (2011).
Possui experiência na área de Ciência da Informação e Comunicação com ênfase em Mídias Digitais. Atua principalmente nos seguintes temas: usos sociais das tecnologias de informação e comunicação; sociologia da cultura; sociologia de redes; consumo cultural; sistemas de recomendação; análise de redes sociais e produção colaborativa.
Projeto de Pesquisa
As microdinâmicas do campo cultural: as lógicas sociais de produção da crença nos bens simbólicos através da classificação e da recomendação colaborativas nas redes sociais online
A pesquisa tem como objetivo analisar as novas redes sociais de informação e comunicação que surgem na Internet a partir dos Sistemas de Recomendação (Recommender Systems) e avaliar as implicações sociais deste tipo de mediação para a produção da crença nos bens simbólicos e para a mudança cultural. Desse modo, pretende-se discutir os mecanismos coletivos de legitimação das obras na Internet através dos processos sociais de classificação colaborativa, operados pelos usuários nas redes sociais online.
A perspectiva adotada nesta pesquisa sugere um duplo olhar metodológico sobre o tema: por um lado o desenvolvimento de métodos qualitativos e quantitativos que apontem as consequências sociais da folksonomia no campo cultural. Por outro, a aplicação dos estudos de difusão da informação, especialmente focado nas dinâmicas de cascata de informação, contágio e influencia social, baseados no modelo sociológico de Análise de Redes Sociais (Social Netwoks Analysis). Consideramos que a articulação destas abordagens podem revelar as lógicas sociais implicadas no funcionamento, interação e uso dos atuais sistemas de informação que mediam o consumo cultural na Rede.
Textos
Artigos em periódicos científicos:
SANTINI, Rose Marie; CALVI, Juan C. O consumo audiovisual e suas lógicas sociais na rede. Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo. Impresso), v. 10, p. 159-182, 2013.
SANTINI, Rose Marie. As dimensões sociais dos gêneros musicais: porque os sistemas de classificação comercial e não comercial variam. Transinformação, v. 25, p. 101-110, 2013.
SANTINI, Rose Marie. Collaborative classification of popular music on the internet and its social implications. OCLC Systems & Services, v. 27, p. 210-247, 2011.
SANTINI, Rose Marie. A Arte do avesso: a função da denegação econômica no mercado Artístico e as novas formas de recomendação e mediação cultural na internet. Eptic (UFS), v. 13, p. 1-22, 2011.
SANTINI, Rose Marie; LIMA, Clóvis Ricardo Montenegro. Música e Cibercultura. Revista FAMECOS (Impresso), v. 40, p. 51-56, 2009.
LIMA, Clóvis Ricardo Montenegro ; SANTINI, Rose Marie. A Biblioteca Virtual de Música da UFSC na Rede de Pontos de Cultura. Música Hodie, v. Vol. 9, p. 141-162, 2009.
LIMA, Clóvis Ricardo Montenegro; SANTINI, Rose Marie. Produção Colaborativa de Softwares Livres: trabalho e tecnologia na sociedade da informação. Informação & Sociedade (UFPB. Impresso), v. 18, p. 101-110, 2008.
Lima, Clóvis Montenegro; SANTINI, Rose Marie. Copyleft e licenças criativas de uso de informação na sociedade da informação. Ciência da Informação (Impresso), v. 37, p. 121-126, 2008.
LIMA, Clóvis Ricardo Montenegro; SANTINI, Rose Marie. Trabalho imaterial, compartilhamento de informação e produção colaborativa na sociedade da informação 10.5007/1518-2924.2007v12n23p113. Encontros Bibli, Florianópolis - SC, v. 12, p. 113-132, 2007.
SANTINI, Rose Marie; LIMA, Clóvis Ricardo Montenegro. Código aberto e produção colaborativa nos pontos de Cultura. Contemporanea (UFBA. Online), v. 5, p. 01-17, 2007.
LIMA, Clóvis Ricardo Montenegro; SANTINI, Rose Marie; LISBOA, Armando M. A economia da dádiva na sociedade da informação. Comunicação e Espaço Público (UnB), v. Ano X, p. 92-104, 2007.
SANTINI, Rose Marie. Poder econômico e direito autoral da música na internet: por um debate mais democrático. UNIrevista (UNISINOS), www.unirevista.unisinos.br, v. 1, n.3, p. 1-13, 2006.
SANTINI, Rose Marie ; LIMA, Clóvis Ricardo Montenegro . 'Creative Commons' e produção cultural colaborativa no Brasil. Comunicação e Espaço Público (UnB), v. Ano IX, p. 120-132, 2006.Livros publicados:LIMA, Clóvis Ricardo Montenegro;
SANTINI, Rose Marie. Produção colaborativa na Sociedade da Informação. 1. ed. Rio de Janeiro: E-papers, 2008.
SANTINI, Rose Marie. Admirável chip novo: a música na era da internet.. 1. ed. Rio de Janeiro: E-papers, 2006. 214p.
SANTINI, Rose Marie; LIMA, Clóvis Ricardo Montenegro . MP3: Música, Comunicação, e Cultura. 1a ed. Rio de Janeiro: E-paper, 2005.
Capítulos de livros publicados:
SANTINI, Rose Marie; CALVI, Juan C. La Cultura de Internet. In: J. A. Monzoncillo y otros. (Org.). La Televisión etiquetada: nuevas audiencias, nuevos negocios. 1ed.Madrid: Ed. Ariel, Colección Fundación Telefónica, 2011, v. , p. 103-125.
SANTINI, Rose Marie ; SOUZA, Rosali Fernandez. Recuperação da Informação em Música: tendências e desafios de pesquisa para a Ciência da Informação. In: Gilda Maria Braga & Lena Vania Ribeiro Pinheiro. (Org.). Desafios do impresso ao digital: questões contemporâneas de informação e conhecimento. 1ed.Brasília: IBICT/UNESCO, 2009, v. , p. 205-224.
CALVI, Juan C.; SANTINI, Rose Marie. España: el creciente negocio de la música on-line. Sintonía joven: música, comunicación y jóvenes. 1ed.Santiago de Chile: CEU, UNIACC, 2009, v. , p. 143-156.
SANTINI, Rose Marie. Propriedade intelectual da música on-line: conflitos entre cultura e mercado. In: João Freire Filho; Jeder Janorri Junior. (Org.). Comunicação & Música Popular Massiva. 1ed.Salvador: Edufba, 2006, v. , p. 7-167..