Marcos Dantas

Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura, políticas públicas e regulamentação de tecnologias digitais, propriedade intelectual

Professor Titular da Escola de Comunicação da UFRJ. É diretor da União Latina de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura - Capítulo Brasil (ULEPICC-Br) e co-coordenador do Grupo de Trabalho Comunicación y Política en el Capitalismo Contemporáneo da CLACSO. Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (2001), graduação em Comunicação pela Facha (1990), e mestrado em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ (1994).

Realiza estudos e pesquisas sobre Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura, políticas públicas em tecnologias digitais, TV digital, internet, propriedade intelectual, regulamentação dos meios de comunicação etc..

Internet, espetáculo e geração de valor pelo trabalho semiótico reticular
O projeto objetiva avançar, aprofundar, testar a construção teórica que entende a internet como um novo meio de comunicação ("mídia") voltado para a valorização e reprodução de capital pela viabilização, estímulo, fomento e, sobretudo, espetacularização das práticas sócio-culturais em suas atividades cotidianas ou profissionais de interação social reticular.

Veja em www.marcosdantas.pro.br .

Outros links